Qual a diferença entre WEBMAIL, POP3 e IMAP?

0 Flares 0 Flares ×

Webmail:

Para acessar seus e-mails através do Webmail não é necessário a utilização de um programa de e-mails, como o Outlook ou Thunderbird. Basta apenas utilizar um navegador (como o Internet Explorer, Mozilla Firefox ou o Chrome).

Para ter acesso ao webmail digite em seu navegador o endereço http://seudominio.com.br/webmail.

Saiba mais como acessar o webmail

POP (Post Office Protocol):

Para utilizar os e-mails via POP (ou POP3) é necessário a utilização de um programa de e-mails. O protocolo POP é um protocolo offline no qual, o software de e-mails conecta-se ao servidor, realiza o download das mensagens e salva as mesmas localmente em seu computador, não deixando uma cópia das mensagens no servidor.

Pontos Positivos: Requer menos banda de conexão e a consulta dos e-mails já baixados sem a necessidade de conexão com a internet, além de desocupar o espaço na hospedagem e/ou na caixa de e-mail.

Pontos Negativos: Necessita de um Software Gerenciador de contas de e-mail instalado e configurado no dispositivo (Ex.: Microsoft Outook e Mozilla Thunderbird). O cliente precisa realizar backup (cópia segura) por conta própria dos arquivos que contém os e-mails.

IMAP (Internet Message Protocol):

Para utilizar o seus e-mails via IMAP é necessário a utilização de um programa de e-mails. O protocolo IMAP é um protocolo online no qual, o software de e-mails conecta-se ao servidor, realiza a sincronia das mensagens e após esse processo, mantém a conexão para que as alterações e mensagens novas recebidas sejam atualizadas quase que em tempo real.

Esse protocolo tem acesso a todas as pastas de sua conta e deixa o status das mensagens igual tanto no servidor como no software. Esse tipo de configuração é recomendado para quem precisa acessar os e-mails em mais de um local.

Pontos Positivos:  Maior mobilidade ao acesso às contas de e-mail, automatização de recebimento dos e-mails e simultaneidade de acesso a uma determinada conta de e-mail. Além disso, se você não quer correr o risco de perder seus emails no caso de o seu PC ser formatado, a melhor opção é configurar seu programa de emails comoIMAP. Isso não é uma garantia de que os emails jamais se perderão, mas ajuda bastante em casos como esse, em que o PC é formatado.

Pontos Negativos: Maior preocupação com segurança por estar com conexão ativa com o servidor, necessita de estabilidade e qualidade na conexão com a internet e ocupação do espaço em disco na hospedagem/caixa de e-mail.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

Este artigo foi útil?

(120 de 246 acharam esse artigo útil)